Páginas

BEM VINDO À RODAS DE DANÇAS

Esse será um espaço para compartilharmos nossa caminhada dentro do movimento das DANÇAS CIRCULARES.

sábado, 2 de agosto de 2008

Danças Circulares:Um círculo de cooperação

Em pleno século XXI, o desejo de um mundo melhor e mais justo, parece-nos cada dia mais distante e a competição, ainda enraizada em nossa cultura contribui muito para essa realidade.
No campo escolar, vários professores de Educação Física, longe da preocupação de que suas aulas possam interferir em muito na propagação da competição, continuam no mesmo enfoque: os jogos interclasses, municipais, onde nem cinco por cento de seus alunos participam, contribuindo e reforçando a Educação Física dos excluídos.
É fundamental se repensar a Educação Física que queremos: Aquela em que poucos se sobressaem ou aquela que é possível para todos? Aquela em que trapacear o adversário é normal para se chegar ao objetivo ou aquela que tem adversário como peça importante para chegar ao objetivo?
Visando a preocupação com uma Educação Física de qualidade e inclusiva, vemos as danças circulares sagradas como grande aliada para esse propósito, pois dançando estamos todos no mesmo patamar, desenvolvemos o apoio mútuo, a integração, despertando a alegria, leveza, paz e serenidade, tudo que nossos alunos precisam para lidar com esse mundo de competição em que vivemos.
A dança está presente em nossas vidas, assim como a música. Segundo Isadora Duncan, "Dançar é estar vivo!". Através da dança podemos então buscar o que há de melhor em cada um, sem precisar ser o melhor, contribuindo para a construção de uma sociedade menos competitiva, mais tolerante e cooperativa.
As danças Circulares fazem parte de um jogo em que não é possível jogar sozinho, se um erra, todos erram e se não é essa a intenção fazemos tudo para que todos acertem e às vezes sem perceber estamos cooperando e vivenciando momentos de paz interior, harmonia e a união.
Precisamos acreditar que é possível mudar, por isso convido vocês a fazer parte dessa grande roda que se espalha por todo mundo, pois a cada pequena roda que formamos contribuímos com a nossa energia positiva e a irradiamos para todo o universo, depois disso, nada será com antes.

3 comentários:

Melody Mel disse...

Olá
Está muito dificil para mim encontrar um grupo de danças circulares aqui na região sul fluminense (Volta Redonda - Barra Mansa -RJ).
Se você conhece alguma atividade nessas áreas poderia me indicar o local?
Meu e-mail é melody_mell@yahoo.com.br
Desde já muito agradecida.
Abraços
Melody

Unknown disse...

Melody Mel eu tambem moro em volta redonda e estou na mesma situacao que voce. Gostaria que voce pudesse me fazer a gentileza de me avisar caso voce ja tenha encontrado algum, pois anseio muito conhecer e participar de rodas de danca, Surahia

Meu e-mail e este abaixo:

su.humana@gmail.com

Unknown disse...

Eu estou muito interessada em conhecer dancas circulares.Em volta redonda tem algum grupo?