Páginas

BEM VINDO À RODAS DE DANÇAS

Esse será um espaço para compartilharmos nossa caminhada dentro do movimento das DANÇAS CIRCULARES.

sábado, 2 de agosto de 2008

Como tudo começou

Meu primeiro contato com as Danças Circulares aconteceu em Rondonópolis – MT em outubro de 2001, num encontro de algumas escolas estaduais que trabalhavam com projeto.
A oficina de Educação Física era de Jogos Cooperativos e ao final do dia dançamos Menoussis, até então eu não sabia que se tratava de uma dança circular, mas pude desfrutar da paz que senti ao dançá-la. No final deste mesmo ano comecei minha especialização e o primeiro módulo foi de Jogos Cooperativos com Fabio Brotto, conheci enfim as Danças Circulares, me apaixonei, dançando Iacu, Shetland, Irish Mandala... e não quis mais parar. De 2001 a 2005 fiz todos work shops que pude até chegar ao Rio de Janeiro e encontrar uma roda para dançar.
O curso de Focalizadores foi um divisor de águas, pois apesar de já focalizar um grupo em Barra do Garças desde 2003, sentia necessidade de entender melhor as danças. Sentia-me capaz de transmitir os passos (coreografia), mas sempre soube que não é só isso e sentia falta de passar algo mais para as pessoas que tinham seu primeiro contato com as DC através de mim.
O curso me deu suporte para trabalhar em grupos com mais segurança, falar das danças e de seus respectivos países com mais conhecimento.
Os detalhes de como focalizar um grupo, faz toda diferença: o silêncio ao começar e terminar uma dança, a importância do centro, o observar as pessoas dançando, dando suporte quando necessário, a fala do essencial sobre as danças sem interferir no sentir de cada um, a postura, o olhar e a posição das mãos.

Nenhum comentário: